Modelos de cor

 O cérebro humano interpreta as cores após a luz atravessar a íris e ser projetada na retina.

Antes de se falar nos modelos de cores em si convém perceber como é representada uma imagem digital.

As imagens digitais são representações discretas constituídas por píxeis, que são normalmente quadrados, e são unidades elementares de brilho e cor.

Existem dois tipos de modelos:

-O Modelo Aditivo: Neste modelo a ausência de cor corresponde à cor negra e a presença de todas as frequências de cor corresponde à cor branca, ou seja a mistura de cores origina uma cor mais clara. Este modelo é utilizado para descrever as cores emitidas ou projetadas( exemplo: a luz emitida e projetada por um ecrã e a mistura de cores emitidas por fontes luminosas.);

-O Modelo Subtrativo: Neste modelo a ausência de cores origina a cor branca e a presença de todas as frequências de cor corresponde à cor negra, ou seja, a mistura de cores origina uma cor mais escura. Este modelo é utilizado para descrever luzes refletidas (exemplo: Mistura de cores de pintura ou impressão).

Nisto chegamos aos modelos de cor que são os modelos que estão adaptados para os dispositivos de saída.

-RGB (Red Green Blue) – É um modelo aditivo e cria cada uma das cores com a junção de 3 (vermelho; azul; verde) e cada uma delas é representada por valores decimais de 0 a 1 ou inteiros de 0 a 255. É o modelo que permite exibir imagens de cor em monitores.

-CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e BlacK) – É um modelo subtrativo visto que baseia-se de como a natureza apresenta as cores (absorvendo umas e emitindo outras) neste as cores primárias são o ciano, magenta, amarelo e preto. Sendo o modelo que é utilizado na impressão.


-HSV – É definido pelas seguintes grandezas:  tonalidade (Hue) cor pura com a saturação e luminosidade máximas e exprime-se com um valor angular entre 0º a 360º, saturação (Saturation) que é utilizada para descrever quão viva ou pura é a cor e em termos técnicos descreve a quantidade de cinzas numa cor e valor (Value) representa a luminosidade ou o brilho de uma cor. Este modelo é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico.



-YUV – Este modelo guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminação (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue e V= red).  Este modelo é utilizado na transmissão de sinais de televisão.


https://teoriadascores.weebly.com/modelo-subtrativo-e-aditivo.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/RGB~

https://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK

https://pt.wikipedia.org/wiki/HSV

http://sidigicor.blogspot.com/2011/02/modelo-yuv.html

Comentários

Mensagens populares